sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Código de conduta

O que um Instrutor de jiu-jitsu deve ter para ter sucesso ensinando a Arte Suave



  1. Amizade: O Instrutor deve reforçar o espírito de família entre alunos, equipe de trabalho e outros Instrutores. Sua atitude deve ser sempre positiva e focada no fortalecimento e crescimento da equipe, sempre colocando o grupo na frente de necessidades individuais.
  2. Cooperação: O Instrutor deve nutrir um ambiente cooperativo dentro e fora do tatame. O aluno deve ser ensinado que o progresso dele não é medido pela sua capacidade de superar um parceiro de treino, ou um adversário na competição, mas sim pela sua capacidade de superar a si mesmo e desenvolver o máximo do seu potêncial.
  3. Disciplina: O Instrutor deve constantemente disciplinar os alunos mas nunca puni-los. O aluno deve ser ensinado que sem disciplina não existe vitória, nem no jiu-jitsu e nem na vida, e que somente com sacrifícios a excelência pode ser atingida.
  4. Respeito: O Instrutor deve exigir que os alunos se tratem cordialmente, independentemente de suas diferenças de raça, credo, sexo, nacionalidade, etc . A hierarquia das faixas deve ser respeitada e a autoridade da faixa preta sinceramente reconhecida.
  5. Melhoria contínua: O Instrutor deve passar para os alunos que o aprendizado no Jiu-Jitsu nunca se encerra, é um estudo para a vida inteira. Os alunos devem ter a faixa preta como um objetivo mínimo a ser alcançado, e que quanto maior o seu progresso maior o seu compromisso em se desenvolver como praticante de Jiu-Jitsu e como ser humano.
  6. Liderança: O Instrutor deve liderar pelo exemplo e com interesse genuíno na melhoria da qualidade de vida de seus alunos. A sua autoridade formal deve ser sempre amparada pela sua autoridade moral, construída com uma atitude positiva e em prol dos alunos, equipe de trabalho e outros instrutores.
  7. Inspiração: O Instrutor deve compreender que é um espelho para os seus alunos, e deve abraçar a responsabilidade de despertar sempre o melhor que existe dentro de cada um que venha ao seu contato.
  8. Satisfação: O Instrutor deve ensinar Jiu-Jitsu como um privilégio e nunca como um fardo. Cada aula é a realização de um sonho, os resultados de anos de treinamento duro. Deve-se aproveitar cada minuto desta oportunidade de mudar a vida das pessoas para melhor, através da prática do Jiu-Jitsu.
Osss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário